segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Alunos Recebem Autógrafos na Feira do Livro



Os alunos da Escola Zona Sul visitaram a 11ª Feira do Livro de Torres, nos dias 16, 17 e 19 de Setembro. Participaram do Encontro com o autor - Hermes Bernadi Jr., Beth Brasil, Leticia Wierzchowski e Dilan Camargo, receberam autógrafos, participaram de atividades no Espaço Criança - ULBRA e passearam pelos standers.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Feira do Livro 2011



Os alunos do 1º Turma 1, professora Valdirene  e  2, professora Claúdia, estão realizando um belo trabalho a partir da leitura do livro “E um rinoceronte dobrado” de Hermes Bernanrdi Jr.. O livro tem uma narrativa poética sobre:  “o que você colocaria numa caixa de sapatos?”. Uma caixa de sapatos é realmente um bom lugar para se guardar lembranças, fantasias e segredos. Os alunos dos 1º anos foram questionados  sobre o que guardar na caixa, realizaram um trabalho artístico desenhando o que queriam guardar, assim montaram um lindo painel que decorou a sala de aula. Num segundo momento, estão confeccionando uma caixa para guardar suas memórias. O trabalho tem despertado muitas lembranças que ali estão sendo guardadas.








Os alunos do Pré-Escolar e do 1º Turma 3, estão realizando um belo trabalho a partir da leitura do livro “Léo Brinca na Floresta” de Beth Brasil.  A professora Berenice, fantasiou-se de leãozinho e conta a história aos alunos. A história é uma narrativa sobre um leãozinho que gosta de passear na floresta, certo dia ele conhece uma nova amiguinha que precisa muita de sua ajuda, ao ajudá-la, Léo ganha mais uma amiguinha. A partir desta leitura os alunos estão trabalhando a importância de ajudar quem precisa, desenvolveram trabalhos artísticos para o mural da escola,  conheceram o “Léo”, e com objetivo de construir uma amizade mais forte, Léo está visitando cada um dos  coleguinhas, cada dia vai para casa com um colega, participando da rotina da criança, que ao término da visita deve registrar no Diário de Bordo todos os acontecimentos desde a chegada do amigo Léo até a hora de voltar para a escola, para então visitar novo amigo. Os alunos estão adorando esta nova amizade.





ESCOLA ZONA SUL DESFILANDO NESTE 7 DE SETEMBRO

Neste dia 7  de Setembro a Escola Zona Sul participoui pela 2ª vez do Desfile Cívico de 7 de Setembro, contou com a participação de grande parte dos alunos. Apresentou na avenida o trabalho desenvolvido na escola com a temática: "Educação Para a Diversidade", bem como o Contraturno, uma proposta de Educação Inclusiva.

O CONTRATURNO é um programa que visa ampliar o tempo de permanência dos alunos no ambiente escolar, promovendo atividades educacionais, culturais, recreativas e esportivas relacionadas ao projeto pedagógico da escola.
Os alunos também participam de atividades externas, que têm como objetivo a apropriação dos espaços públicos e o enriquecimento cultural. A partir dessa integração entre os vários setores da sociedade, em Torres, Educar Faz Bem.
Dentro da proposta do Contraturno os alunos recebem quatro refeições diárias, equilibradas, com cardápio elaborado por nutricionista. E participam de  oficinas de Arte, Teatro, Flauta Doce, Danças de Hip Hop e Jazz, Esportes, Xadrez, Taekwondo, Meio Ambiente, Turismo Empreendedor, Aulas de Inglês e Espanhol, Informática, Hora do Conto, Relações Humanas, Orçamento Familiar, Etiqueta. Diariamente os alunos são atendidos em pequenos grupos no reforço escolar.
Todas as oficinas são ministradas por profissionais competentes de cada área,  e em espaços específicos para  cada atividade.

















































" O nascimento do pensamento é igual ao nascimento de uma criança: tudo começa com um ato de amor. Uma semente há de ser depositada no ventre vazio. E a semente do pensamento é o sonho. Por isso os educadores, antes de serem especialistas em ferramentas do saber, deveriam ser especialistas em amor: intérpretes de sonhos."
( Rubem Alves )